terça-feira, 26 de agosto de 2008

Trabalhando com projetos

Projetos
Escola Estadual de Educação Básica Tito Ferrari

São Pedro do Sul
Professora:Rosani Cicília krauspenhar

Disciplinas:Artes,Religião,Português,Ciências,História,Geografia
1-Tema: Indisciplina

2-Titulo: Construindo limites

3-Série : 4ª série e 5ª4- Duração: 1º semestre

5- Justificativa:Após um contato inicial com os alunos constatou-se que a turma é inquieta,não permanecendo em seus lugares e circulando o tempo todo,não sabendo ouvir , sem nenhum tipo de compromisso com o trabalhos ,sem limites e para melhorar a disciplina que é a necessidade do momento constatou se que a afetividade e os valores que a família deveria ter passado deixam a desejar."...Ninguém educa ninguém. Ninguém se educa sozinho. Os homens se educam em comunhão, mediados pela realidade. (Freyre, apud Vasconcellos 1981, p. 79) .Precisamos urgente de soluções,para formar seres mais humanos e conscientes,marcados pelo respeito,solidariedade,formação de caráter e cidadania.Pois,Vasconcellos conclui que "os educadores devem se comprometer com o processo de transformação da realidade, alimentando um projeto comum de escola e de sociedade", como numa orquestra”.

6-Objetivo geral:Oportunizar ao educando a participação no meio escolar de forma agradável, prazerosa e formativa através de atitudes que regram os limites de convivência na sociedade.

7-Objetivos específicos:· Identificar suas preferências em relação ao que o cerca;· Sentir-se seguro e acolhida afetivamente;· Conviver com o grupo ;· Reconhecer-se como membro participativo da comunidade escolar;· Conhecer os espaços físicos do ambiente e as pessoas envolvidas;· Desenvolver habilidades de expressão oral, auditiva, visual, corporal, motora, espacial, temporal, de raciocínio e criatividade.· Reconhecer como ser que vive a alegria, verdades, sonhos,dentro de limites e com disciplina.

8- Conteúdos propostos a serem trabalhados:· Expressão corporal, ritmo, som, dicção;· Socialização;· Cuidados pessoais;· Direitos e deveres;· Solidariedade· Valores,qualidades,boas maneiras;· Ética· Família· Meio ambiente· Diversidade· Violência, paz.
9- Metodologia:· Diálogo sobre quem sou e o que represento;· Levantamento da árvore genealógica e confecção;· Produção em cartaz das regras de boa convivência;· Dramatizar meu comportamento;· Palestra sobre direitos e deveres;· Teatro eu no mundo da violência,drogas..e que fazer para mudar· Pesquisa sobre meio ambiente (degradação e conseqüências);· Imitar cantores atuais destacar letras de música que falam do comportamento do jovem atual;· Criar uma letra música que representam a sociedade atual ;· Desenhos representativos e pintura ;· Confecção de máscaras e cartazes;· Seleção das canções, dramatizações,teatro para apresentação a toda comunidade escolar;· Escolher uma data para apresentação FINAL DE ANO).

10- Avaliação:Será através de observação diária e através de relatos das experiências: participação individual e grupal; pareceres descritivos destacando os avanços no processo da formação de habitos e valores. Constatamos que ao iniciarmos um diálogo mais aberto,criando regras e normas juntamente com a turma ,questionando os saberes adquiridos,seus interesses juntamente com toda comunidade escolar possamos resgatar valores e atitudes de respeito.
ReferênciasVASCONCELLOS, Celso dos Santos. Disciplina: construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. São Paulo: Libertad, 1994.
OBS:Pode ser trabalhado em todas series (só adaptar)





PROJETO
1-Tema:Meio Ambiente

2-Titulo: ‘A Preservação do Planeta começa por Nós’

3- Turma: 5ª e 6ª série
Professora:Rosani Cicília krauspenhar
4- Duração: I Semestre Disciplina:Artes e Religião

5- Justificativa:Visando contribuir para a melhoria da qualidade de vida e para a conservação e preservação ambiental, propõe-se promover a informação sobre a problemática sócio-ambiental, a reflexão sobre suas origens e a construção de estratégias educativas para a solução de impactos ambientais, através da pesquisa e conscientização.

6-Objetivo geral: Oportunizar ao educando através da pesquisa na internet,da criatividade e conscientização despertar para os problemas de preservação ambiental que se apresentam.

7-Objetivos específicos:· Desenvolver um olhar crítico sobre o mundo implicando na compreensão da importância do meio ambiente e da biodiversidade na vida humana;· Enfatizar uma consciência ecológica, expor os problemas encontrados para a resolução da prevenção e conservação do meio ambiente;· Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente;· Considerar o meio ambiente em sua totalidade: em seu aspecto natural e construído, tecnológicos e sociais;· Capacitar o aluno a compreender e atuar de modo positivo na prevenção dos impactos ambientais,na importância da reciclagem e no reaproveitamento do lixo;· Despertar a responsabilidade do cuidado e na preservação dos recursos naturais;8- Conteúdos propostos a serem trabalhados:· Causas da destruição do meio ambiente;· Preservação do meio ambiente;· Conscientização da importância da preservação;· Reciclagem e reaproveitamento do lixo;· O homem constrói o homem destrói.

9- Metodologia:· Pesquisa na mídia os problemas da degradação do meio ambiente;· Conversa sobre os problemas encontrados e como solucionar;· Elaboração de textos referentes meio ambiente,reciclagem,efeito estufa,lixo...· Reaproveitamento de material de sucata;· Seleção, recorte e colagem reutilizando papel;· Confecção de instrumentos com sucata e demonstração ao publico;· Desenhos representativos e pintura;· Confecção de cartazes;· Dramatização das canções e poesias criadas;·

Culminância:Apresentação ás turmas da escola no mês de outubro10- Avaliação: Será através de observação diária através de relatos das experiências: participação individual e grupal.Referências:




PROJETOS 2008 VINCULADOS A DATAS COMEMORATIVAS

SOLIDARIEDADE

SEMANA DO ESTUDANTE

FECATITO

SEMANA DA PÁTRIA

SEMANA DA CRIANÇA

SEMANA DO GAÚCHO

MATEADA

JOGOS INTER-SÉRIES

AÇÃO DE GRAÇA

ACESSE BLOG DA ESCOLA TITO FERRARI

http://titoferrari.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário