segunda-feira, 10 de novembro de 2008

PROJETOS

PROJETO:

VALORIZAÇÃO DA CULTURA NEGRA NA FORMAÇÃO DA CULTURA BRASILEIRA




"Temos como superar o medo do desconhecido que 'o outro' nos provoca, e enfrentar a aventura que a vida nos promete: basta pensar que a diferença não implica superioridade e que a verdade não é monopólio de ninguém. A alternativa a essa atitude é assustadora". Jaime Pinsky

Objetivo Geral: Incentivar o trabalho de construção da identidade nacional, resgatando o valor da contribuição da cultura africana na formação étnico-racial brasileira.

Objetivos Específicos: - Construir um espaço na escola para o estudo sobre da cultura afro-brasileira. - Divulgar a contribuição da cultura africana na formação da cultura brasileira - Valorizar a identidade cultural do grupo étnico Afro- Brasil. - Resgatar a auto-estima da etnia negra. - Levar os envolvidos a refletir sobre os conceitos de raça, etnia, estereótipo, racismo, preconceito, a fim de desconstruir pré-conceitos. - Refletir sobre o preconceito nos rótulos atribuídos aos negros que resulta na construção do sentimento de submissão de um grupo étnico. - Conduzir os alunos à reflexão sobre a cultura afro-descendente - importância, valor histórico e cultural,- Estimular o contato com elementos de socialização como capoeira, danças narrativas e cantos afro-brasileiros. - Desenvolver projetos para que ocorra a inclusão cultural e da cidadania ativa por meio da cultura hip-hop para que os jovens possam conhecer seus direitos para que possam intervir na sociedade como agentes transformadores.
Justificativa: justifica-se este projeto na medida em que ele objetiva valorizar a cultura negra como elemento construtor da sociedade brasileira e com isso buscar o resgate da auto-estima dessa população excluída.
Metodologia: A metodologia se fundamentará no estudo de filmes,curtas, músicas,danças,obras de artes,dos textos escolhidos a partir da realidade dos alunos, que permitem tecer relações entre os conteúdos abordados e o cotidiano deles. O desenvolvimento das atividades enfatizará a leitura e a discussão de textos para o seu entendimento, o debate de idéias e a produção final de outros textos utilizando linguagens variadas, incorporando novas idéias e valores étnicos, bem como a utilização correta dos códigos lingüísticos. O estudo da literatura afro-brasileira, da religiosidade afro, da historia do neo-colonialismo na África e da luta de seu povo permearão as pesquisas realizadas, procurando mostrar aos alunos a inter-relação entre os conteúdos e a realidade, para que possam compreender a relevância do despertar de consciência cultural, reafirmando a exaltação dos aspectos étnicos, sociais e culturais como agentes formadores da cultura brasileira. - Recursos a serem utilizados: Pesquisas na internet sobre a cultura africana, exploração de outras fontes de pesquisa diversas como literárias, virtuais, sonoras, visuais como curtas, e aulas expositivas.
Recursos Materiais: -sementes- Biblioteca; - leitura de vários tipos de textos: textos jornalísticos, literários, poéticos; - música; - sala de vídeo; - equipamento de som; - computadores. Recursos Humanos: Professor para mediar e orientar a leitura tanto em sala de aula, biblioteca e informática.
Público Alvo: Educação Básica
Avaliação: A avaliação será processual e formativa. A observação do desenvolvimento dos alunos e a análise das produções permitirão o desenvolvimento de novas atividades que procurem atingir as dificuldades que irão surgindo durante a produção de cartazes, pesquisas e exposições dos trabalhos. Para isso a avaliação será feita da seguinte forma: - Observação da participação ativa dos alunos, mostrando-nos interesse e disposição no desenvolvimento das atividades. - Análise dos relatórios orais e escritos ao final de cada tema trabalhado; - Acompanhamento e análise dos exercícios e atividades em sala de aula; - Observação de leitura e discussão; - Dramatização de textos,danças,desfile; - Exposição dos trabalhos em murais.










JOGOS INTER SERIES












PROJETOS INTERDISCIPLINAR
JOGOS OLIMPICOS/2008

Justificativa:No momento em que buscamos um novo olhar que é desnvolvido na escola diariamente, a valorização do convivio com os colegas e equipe pedagógica e diretiva e que o entendimento e respeito devem estar presentes em todos momentos da vida do ser humano e que reconhecer-se como cidadão e com tal procederr na escola e fora dela faz-se necessário,e este trabalho interdisciplinar venha proporcionar o crescimento intelectual através do conhecimento dos conteúdos das difrentes disciplinas na mesma medida de crescimento cicico-moral atravpés do resgate de vaslores morais sólidos,proporcionados pelas reflexões pertinentes.
Objetivo geral:Contextualizar nossos alunos em relação aos jogos Olimpicos no momento em que estes se apresentam como atividade esportiva de destaque no ambito mundial.Numa sequencia,integrar o trabalho da Semana da Pátria,onde o reconhecimento de valores vão além do esporte e se busque a supremacia do sentimento fraternal de integração,sendo que este prepondere sobre a simples busca de superação de limites e em que o orgulho em rel~ção a Pátria se estenda e se manifeste no resgate da verdadeira cidadania.
Objetivos especificos:Dentro das especificidades de cada disciplina,serão abordadas questões como:localização,clima,política,religião,economia,gastronomia,ambiente,dopig,estatistica,relatórios,desenhos,gráficos,entre outros.
Culminancia:Painel
Avaliação:Descitivo,oral,paricipativo.
Dsenvolvimento: Em todas disciplinas de acordo com a proposta de trabalho individual do professor e dentro da sua disciplina.


PROJETO:

VALORIZAÇÃO DA CULTURA NEGRA NA FORMAÇÃO DA CULTURA BRASILEIRA
"Temos como superar o medo do desconhecido que 'o outro' nos provoca, e enfrentar a aventura que a vida nos promete: basta pensar que a diferença não implica superioridade e que a verdade não é monopólio de ninguém. A alternativa a essa atitude é assustadora". Jaime Pinsky

Objetivo Geral: Incentivar o trabalho de construção da identidade nacional, resgatando o valor da contribuição da cultura africana na formação étnico-racial brasileira.

Objetivos Específicos: - Construir um espaço na escola para o estudo sobre da cultura afro-brasileira. - Divulgar a contribuição da cultura africana na formação da cultura brasileira - Valorizar a identidade cultural do grupo étnico Afro- Brasil. - Resgatar a auto-estima da etnia negra. - Levar os envolvidos a refletir sobre os conceitos de raça, etnia, estereótipo, racismo, preconceito, a fim de desconstruir pré-conceitos. - Refletir sobre o preconceito nos rótulos atribuídos aos negros que resulta na construção do sentimento de submissão de um grupo étnico. - Conduzir os alunos à reflexão sobre a cultura afro-descendente - importância, valor histórico e cultural,- Estimular o contato com elementos de socialização como capoeira, danças narrativas e cantos afro-brasileiros. - Desenvolver projetos para que ocorra a inclusão cultural e da cidadania ativa por meio da cultura hip-hop para que os jovens possam conhecer seus direitos para que possam intervir na sociedade como agentes transformadores.
Justificativa: justifica-se este projeto na medida em que ele objetiva valorizar a cultura negra como elemento construtor da sociedade brasileira e com isso buscar o resgate da auto-estima dessa população excluída.
Metodologia: A metodologia se fundamentará no estudo de filmes,curtas, músicas,danças,obras de artes,dos textos escolhidos a partir da realidade dos alunos, que permitem tecer relações entre os conteúdos abordados e o cotidiano deles. O desenvolvimento das atividades enfatizará a leitura e a discussão de textos para o seu entendimento, o debate de idéias e a produção final de outros textos utilizando linguagens variadas, incorporando novas idéias e valores étnicos, bem como a utilização correta dos códigos lingüísticos. O estudo da literatura afro-brasileira, da religiosidade afro, da historia do neo-colonialismo na África e da luta de seu povo permearão as pesquisas realizadas, procurando mostrar aos alunos a inter-relação entre os conteúdos e a realidade, para que possam compreender a relevância do despertar de consciência cultural, reafirmando a exaltação dos aspectos étnicos, sociais e culturais como agentes formadores da cultura brasileira. - Recursos a serem utilizados: Pesquisas na internet sobre a cultura africana, exploração de outras fontes de pesquisa diversas como literárias, virtuais, sonoras, visuais como curtas, e aulas expositivas.
Recursos Materiais: -sementes- Biblioteca; - leitura de vários tipos de textos: textos jornalísticos, literários, poéticos; - música; - sala de vídeo; - equipamento de som; - computadores. Recursos Humanos: Professor para mediar e orientar a leitura tanto em sala de aula, biblioteca e informática.
Público Alvo: Educação Básica
Avaliação: A avaliação será processual e formativa. A observação do desenvolvimento dos alunos e a análise das produções permitirão o desenvolvimento de novas atividades que procurem atingir as dificuldades que irão surgindo durante a produção de cartazes, pesquisas e exposições dos trabalhos. Para isso a avaliação será feita da seguinte forma: - Observação da participação ativa dos alunos, mostrando-nos interesse e disposição no desenvolvimento das atividades. - Análise dos relatórios orais e escritos ao final de cada tema trabalhado; - Acompanhamento e análise dos exercícios e atividades em sala de aula; - Observação de leitura e discussão; - Dramatização de textos,danças,desfile; - Exposição dos trabalhos em murais.

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