segunda-feira, 8 de junho de 2009

PLANEJAMENTO AULA PRÉ ESCOLA

Plano de Aula I
Desenvolvimento:
1º Momento: Receber os alunos.sentá-los em circulo no tapete.Distribuir os crachás ,fazendo a chamada para reconhecimento.Questionar o local onde moram (perto ou longe da escoa,com quem vivem,numero de irmãos,quem traz,quem busca,se já freqüentaram escolinha... Introduzir a canção como vai amiguinho,cumprimentando individualmente os colegas.
2º Momento:Conhecer ambientes da escola.Estabelecer horários: hora do lanche juntamente com as merendeiras;hora das atividades dirigidas,hora da brincadeiras e dos jogos.
3º Momento:
Distribuirei o tangram e solicitarei para que montem figuras como:casa,boneco...Em seguida questionarei as diversas cores dos grupos,para identificar os alunos com dificuldades de cores.
4º Momento:
Brincadeiras livres no pátio da escola,onde observarei tipos de brincadeiras,colegas que se envolvem nas brincadeiras e os que não brincam.
5º Momento:
Avaliação do dia de aula pelos alunos, expondo suas dificuldades.

Plano de Aula II
Desenvolvimento:
1º Momento: Recepcionar os alunos com um abraço, desejando um ótimo dia juntos.Colocar os crachás em cada aluno questionando a inicial do seu nome,número de alunos presentes.Cantar a canção Como vai amiguinho...
2º Momento:
Questionar no cartaz como está o tempo, dia,data,mês, ano,que dia foi ontem,hoje,amanhã...
3º Momento:
Irão escolher um livro de história infantil para ver, em seguida questionarei a todos se já conheciam os livros, então escolherei um para contar a história.Logo após farei perguntas sobre o que ouviram.
4º Momento:Alunos irão montar quebra cabeça com tema as histórias infantis dos clássicos. E também seqüência da história.
5º Momento:
Farei a brincadeira de expressão corporal: Vamos Passear e em seguida
Atividade no pátio: andar sobre uma linha reta,andar com a mão direita no ombro do colega.Distribuirei pedaços de e.v.a colorido par identificarem a s cores e carregar na mão direita.

Plano de Aula III
Desenvolvimento:
1º Momento:
A professora deverá receber os alunos na sala ,recepcioná-los com um abraço,sentá-los em círculos no tapete.
2º Momento:
A professora irá passando uma caixinha de presentes entre os alunos em círculo. Ao som de uma música. Quando a música parar o aluno que estiver com a caixinha, deverá se apresentar, dizendo seu nome, idade, brincadeira preferida,...Após sua apresentação a criança deverá abrir a caixinha e tirar um bombom,este será seu. Na seqüência a criança vai até a professora e recebe o crachá com seu nome.Depois daremos continuidade da dinâmica até todos tenham se apresentado.
3º Momento:
Para nosso bem estar, construiremos juntos nossas regras de boa convivência. A Professora levará um cartaz e nesse será anexado as regras estabelecidas no grupo. Serão questionados sobre o que devemos fazer para ter um ambiente agradável e trabalho e também levantado hipóteses sobre o que não devemos fazer para não tornar desagradável nosso ambiente de convivência diária e questionar se poderão cumprir as regras construídas..
Após a confecção do cartaz este ficará na sala exposto e aquelas serão as regras para realização e andamento de um bom trabalho de forma harmoniosa.
4º Momento:
Para iniciar a socialização, a professora irá pedir sugestões de canções(brincadeiras) que possam ser usadas os nomes dos alunos, como por exemplo A canoa virou, Teresinha de Jesus..Questionar sobre nomes iguais como iremos identificá-los,visualizar-se no espelho,ver que é o mais alto e depois representar através de desenho seu auto retrato e colorir.
Logo em seguida serão questionados sobre os jogos preferidos e solicitarei que expliquem os jogos ainda não conhecidos pela turma.
5º Momento:
Os alunos irão trabalhar com jogos de quebra cabeça, blocos lógicos,dominó,peças de formas geométricas onde explorarei as cores..
No final da aula levarão uma pesquisa sobre jogos para ser respondida pelos responsáveis.
Atividades de rotina: Recepção:canção,banheiro,lanche,escovação,brincadeiras livres,saída individual e abraço na professora.

Plana de Aula IV
Desenvolvimento:
1º Momento:
A professora irá recepcionar os alunos, colocá-los na rodinha, questionar sobre a pesquisa realizada e retomar as regras estabelecidas e seu cumprimento. Em seguida cantaremos canção de recepção Como vai¨,logo após chamada através do crachá e exposição dos mesmos. Em seguida irão circular as letrinhas do seu nome, verificar se faltou alguma e colorir a figura observando cores e traçado de contorno.

2º Momento:
Na rodinha a dinâmica da Caixa do tesouro, onde a professora apresenta a caixa dizendo que dentro dela tem o que existe de mais precioso, um verdadeiro tesouro.propõe uma regra:que ao olharem dentro da caixa devem manter segredo e não falar um com o outro.Dentro da caixa terá um espelho ,no momento que a criança olhar,verá refletida sua própria imagem.Observarei as reações de cada um,provocando o interesse:Qual será o tesouro?Após todos olhar, abrir com uma conversa informal.o que havia na caixa?Descobriram o tesouro?Por isso não poderiam contar, pois ninguém é igual a ninguém.
3º Momento:
Após a Dinâmica da Caixa do Tesouro, provocar os alunos a observar seu próprio corpo e façam comparações: Quem é mais alto,mais baixo?Cor dos cabelos, Cor da pele,cor dos olhos,menina ou menino?
Propor formação de grupo: Meninos de um lado, meninas de outro.Irão pular os de olhos azuis,bater palmas os de olhos castanhos.assobiar os meninos e as meninas gritar..Criar diversas situações comparando, diferenças e semelhanças existentes em cada um .
Desenhar seu rosto e colorir observando suas características.
4º Momento:
Realizar a brincadeira Careca cabeludo, ao ouvir a professora falar careca devem colocar as mãos na cabeça e cabeludo afastar as mãos da cabeça. O aluno vencedor receberá um agrado (apito).
Cantar realizando gestos a Canção Cabeça, ombro, pernas, pé. Recortar e colorir o quebra cabeça de um menino (a)observando suas partes e o todo. Confeccionar um envelope para guardar o quebra cabeça criado.
5º Momento:
No pátio faremos brincadeira: um dois feijão com arroz...e brincadeiras livres com bola e corda.
Observarei sua concentração, suas dificuldades.

Plano de Aula V
Desenvolvimento:
1º Momento:
Recepção na rodinha.Canção Como vai...
Exposição dos jogos e brinquedos confeccionados pelos responsáveis
Chamada individual através de crachá. Canção se eu fosse um peixinho...
Em seguida irá questionar as mudanças de tempo.Como está hoje...representar através de desenho...
Com alfabeto montar recortar letras do nome e montar.
Interagir com colegas através do faz de conta: Borboleta: Se você fosse uma borboleta, você ela estaria acordando agora, vamos abrir as asas e olhar para o sol dizer bom dia meu amigo sol e com movimentos leves com os braços você vai pousar de flor em flor (esta flor será um amiguinho seu).
2º momento:
Os alunos irão a sala virtual trabalhar com o software curioso e crayola onde montarão quebra- quebra de formas geométricas , ligar pontinhos para descobrir a figura em seguida colorir..
3º Momento:
Em grupo identificar cores utilizando cartões de figuras geométricas com cores diferentes e outro com uma figura de um boneco. Só um aluno terá o cartão com o boneco e os outros com as cores.O professor indicará o aluno que tem o boneco deverá chegar até o colega que tem a cor por ele indicada e abraçá-lo e falar seu nome.
Explorar cores,formas e lado das formas geométricas apresentadas.
Colori as figuras relatando sua cor escolhida.
4º Momento:
No pátio farei a brincadeira: é pura adivinhação e visa trabalhar cores. Brincadeira Passa passará e será realizada no pátio.
COMO BRINCAR Em segredo, duas crianças definem um tema –cores, por exemplo.
Depois, escolhem qual cor cada uma irá representar. Uma pode ser vermelha e a outra azul. Elas dão as mãos formando um túnel por onde os colegas passam, um atrás do outro, cantando: “Passa, passa três vezes / O último que ficar / Tem mulher e filhos /Que não pode sustentar”. Quando a música acaba, as duas crianças que formam o túnel abaixam os braços prendendo o colega que está passando naquele momento. Sem que os outros escutem, o que foi preso responde à pergunta: “vermelho ou azul?” Depois, ele sai da fila e vai para trás do colega que representa a sua escolha. Ganha a brincadeira quem tiver mais participantes atrás de si.
Ainda no pátio farei atividades de lateralidade, direita esquerda.

Avaliação:
Plano de Aula VI
Desenvolvimento:
1º Momento:
A professora recepcionará os alunos , em seguida na rodinha irão relatar as atividades realizadas em casa e o que não gostam de fazer na escola e o que mais gostam.Farei a chamada individual através de crachá onde cada aluno irá tentar identificar seu nome logo após observar os nomes e descobrir qual o nome com mais e menos letras.
2º Momento:
. Explorar data,tempo,número de meninos e meninas presentes.
3º Momento:
A professora irá falar sobre a importância do saber ouvir com atenção e irá propor a eles para ouvir a história Eu sou Bichim que será lida,depois dramatizada com fantoches.
4º Momento:
Questionamentos orais:Gostaram?Já conheciam?O que mais gostaram na história? De que fala a história,qual a sua cor preferida e porque.você já viu um bichinho em uma fruta...quais as cores apresentadas na história...o que elas formam...quantos frutos foram apresentadose as cores do arco-iris,hábitos higiene com as frutas e mãos e suas cores quando maduras e verdes .
Represente através de desenho a parte da história que mais gostou e colorir.
5º Momento:
Irão reconhecer ,caçar e colorir apenas os frutos,em seguida colorir dentro do traçado os números.
Brincadeira: imitar Bichim andando pelos frutos.
Avaliação:

Plano de Aula VII
Desenvolvimento:
1º Momento:
Atividade de Cultura Corporal

Atividade: Brincadeira de Roda
Objetivos: Desenvolver a habilidade, a atenção, reflexo, coordenação motora.
Música: Escravos de Jô
Desenvolvimento:
1º Momento: :
Dança das cadeiras com o crachá em cima da cadeira, quando parar a música a criança deverá procurar o seu nome para sentar ao encontrar colocar no cartaz da chamada.
Observar e preencher o calendário do tempo,dia,semana,mês,ano e estações com auxílio da professora.
Desenhar como está o dia.
2º Momento:
Todos ficam sentados em círculo, em cada um seguida pega um dos pares de sapato. Inicia a brincadeira com a música, cada um vai passando os sapatos para o vizinho da direita. Na hora do zigue – zigue - zá cada um vai e volta com o sapato na mão sem soltá-lo. Quem erra a seqüência sai da brincadeira.
A música começa a com o ritmo mais acelerado, a brincadeira termina quando fica apenas um na roda.
3º Momento:
Em seguida passear pelo pátio da escola e observar tudo:sol,árvores,céu...Ao retornar iremos criar um livro de história onde os alunos irão representar através de desenho,pintura e colagem a história do coração vermelho contada,observando a seqüência. Contar a história construída.

TENHO UM CORAÇÃO VERMELHO CHEIO DE AMOR!
UM DIA FELIZ UM SOL AMARELO!
ÁRVORES VERDES NOS DÃO SOMBRA, FLORES E FRUTOS!
AS NUVENS BRANCAS NOS TRAZEM A PAZ!
A NOITE A LUA E ESTRELAS ENFEITAM O CÉU!
E EU FAÇO PARTE DESTE MARAVILHOSO PLANETA TERRA!
4º Momento:
O que é , o que é...Material a sacola surpresa blocos lógicos de eva e potes de pet para guarda-los.AO aluno coloca a mão na sacola e través do tato identifica o que tateou,descrevendo o número de lados,retira visualiza se estava correto e fala a cor em seguida retira todas as figuras da mesma forma e coloca em seqüência de cor e forma.
Criar figuras usando as formas do tangran descrever e dizer que formas usaram e cor.
5º Momento:
No campo de futebol realizar atividades livres com os brinquedos confeccionados pelos responsáveis:pé de lata,vai e vem,carrinho,telefone sem fio,corda.

Avaliação: Avaliaremos o desempenho, a socialização, participação e motivação.


ROTINA DIÁRIA 8h
CHEGADA
Momento de receber os alunos com carinho. 8h30m

ORGANIZAÇÃO COLETIVA
Hora de combinar as atividades que serão realizadas no dia ou para o próximo dia. Estabelecer normas de atitudes morais e de convívio. 9h

ATIVIDADES DIRIGIDAS
Hora de desenvolver a capacidade de expressão oral, criativa como meio de comunicação e interpretação; aumentar as capacidades sensoriais, perceptivas e de coordenaçãomotora; desenvolver a capacidade de raciocínio lógico. 10h

ATIVIDADES DE CUIDADO PESSOAL

Reforçar os hábitos de higiene e atitudes que favorecem a conservação da saúde. Organizar materiais individuais e coletivos.
10h30m

MERENDA
Momento de convívio e desconcentração em que alimentam - se.

11hATIVIDADES LIVRES

Recreação através de brincadeiras que a criança escolhe, pode ser na sala, no pátio ou praçinha.

11h45m AVALIAÇÃO

Hora da reflexão sobre o desempenho de cada um no dia.

12h SAÍDA
Momento de entregar os alunos aos responsáveis e relatar fatos .

10 comentários:

  1. Muito boa as suas aulas!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia Rosani,
    Sou estudante do curso de pedagogia. Essa semana terei minha primeira aula com alunos de pré escola. Seu blog me ajudou em muito a planejar minhas aulas...
    Muito Obrigada pela colaboração!
    Que Deus abençoe sua vocação, enquanto educadora..
    Um abraço
    Sandrinha Ramos - Juazeiro (BA)

    ResponderExcluir
  3. tenho dificuldades p trabalhar com projetos,adorei suas sugestões.
    Mto obrigad pelas dicas.
    Um abço.
    Marli Soares-Nova Minda(MG)
    07/02/2011

    ResponderExcluir
  4. tenho dificuldades para trabalhar com crianças do pre,suas dicas me ajudaram bastante.que deus te ilumine sempre.sucesso! camila lençois ba

    ResponderExcluir
  5. Sempre trabalhei com crianças de 10 anos, agora estou no pré escolar com 28 crianças de 4 anos estou sentindo muita dificuldade, adorei suas aulas.

    ResponderExcluir
  6. adorei!!! assim que der, de uma passadinha no meu blog!!! beijos!!
    http://criatividade-e-aprendizagem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. OL´,querida obrigada por sua contribuição !bjssssssssssssss

    ResponderExcluir
  8. OL´,querida obrigada por sua contribuição !bjssssssssssssss

    ResponderExcluir
  9. olá,querida obrigada pelo lindo projeto!bjsssssssssss

    ResponderExcluir